segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Black Alien - Babylon By Gus Vol. 1: O Ano do Macaco (2004)

Sim, sim, eu sei, este Ouveaê está devagar quase parando. Me dei conta disso mas não conseguia pensar em nada legal pra botar aqui, até que um dia o Crispinho botou aqui em casa este que que é um dos grandes discos do rap brasileiro, produto da mente do niteroiense Gustavo de Almeida Ribeiro, o Black Alien.

Recentemente o Planet Hemp anunciou shows para relembrar seu clássico álbum de estreia, Usuário, que já jogamos aqui. Black Alien, que hoje virou uma lenda reclusa que pouco produz e menos ainda se apresenta ao vivo, gerando boatos sobre seu estado de saúde, não foi convidado e Marcelo D2 menosprezou sua importância para o Planet Hemp. Mas fato é que Black Alien é um dos raros exemplares do rap brasileiro que eleva as rimas a um patamar artístico que não seria heresia comparar a Chico Buarque, Gilberto Gil e outros grandes poetas da música brasileira. E este totalmente autoral Babylon By Gus Vol. 1 demonstra isso muito bem.

Gustavo é um observado ímpar da realidade à sua volta e tem uma habilidade também ímpar em narrá-las, construindo narrativas cinematográficas misturando referências diversas e as processando com um olhar único de uma forma que o Som Barato em ótima análise compara a Quentin Tarantino. A influência da Jamaica, do título bobmarleyesco aos vocais ragga e efeitos dub, é a primeira coisa que salta aos ouvidos, mas aos poucos você vai percebendo riqueza de grooves, psicodelia e harmonias jazzísticas fazendo base para as rimas certeiras de Black Alien. A duras penas ele lançou o Volume 2 de Babylon By Gus, A Lenda do Santo Beberrão, ano passado, mas anda tão sumido que eu nem tava sabendo até agora. Bom, vou ouvir mas enquanto isso fiquei com o impecável Volume 1 da cabeça de Black Alien que a sonzeira é garantida!

Black Alien - Babylon By Gus Vol. 1: O Ano do Macaco (2004)

01. Mister Niterói
02. Caminhos do destino
03. Babylon by Gus
04. U informe
05. Como eu te quero
06. Umaextrapunkprumentrafunk
07. Estilo do gueto
08. Primeiro de dezembro
09. Na segunda vinda
10. Perícia na delícia
11. América 21
12. From hell do céu

Ouveaê!