sábado, 27 de novembro de 2010

Black Sabbath - Os três primeiros: Black Sabbath (1970), Paranoid (1970) e Master of Reality (1971)

Música pode ser realmente algo perigoso para a juventude, assim como as DORGAS E O SÉQUIÇO, mas é aquela coisa, se as pessoas vão atrás de barulho, satanismo, alucinações, fuga da REALIDADE, sensações sensoriais distorcidas, bem, há algum motivo anterior a isso. No final da década de 60 o baguio tava explodindo forte, mas na cinzenta cidade industrial de BIRMINHAM, no norte da Inglaterra, o FLOWER POWER não tinha muita vez. Então os caras mais zoados e fodidos da cidade, que tocavam blues sujo e pesado muito bem, resolveram formar uma banda e colocar o mais zoado deles,  um moleque pobre com seis irmãos que ia mal na escola e tomava porrada dos alunos e dos colegas, chamado Ozzy Osbourne nos vocais.

"Nossa música é uma reação a toda essa babaquice de paz, amor e felicidade. Os hippies ficam tentando te convencer de que o mundo é uma maravilha, mas é só olhar ao redor para ver em que merda nós estamos." (Ozzy Osbourne, circa 1969)

e assim esses caras inventaram o HEAVY METAL DO DÊMO um dos fenômenos culturais mais significativos da segunda metade do século 20. A regra: pegar uma base sólida do mais from hell dos blues, e tocar o mais pesado possível, mas com grande refinamento harmônico e melódico.Colocar letras "tapa na cara da sociedade" louvando a maconha, falando sobre bruzaria, organizações secretas, ocultismo, guerra, ficção científica distópia e DEMÊNCIA em geral. E os vocais inimitáveis de Ozzy as cantando.

assim eles lançaram o primeiro álbum, autoinitulado, em 1970, prenunciando o fim dos sonhs ensolarados hippies e uma década mais nublada:

Black Sabbath - Black Sabbath (1970)


A capa já entrega a pegada SINISTRA desse álbum que abre com efeitos sonoros fantasmagóricos de chuva e sinos e despeja um som que nunca tinha sido ouvido antes, que chocou os ouvidos sensíveis da época. A primeira faixa é quase um MANIFESTO do que esses caras queriam. E na sequência vem The Wizard. Depois disso, o mundo do rock nunca mais seria o mesmo.

01 - Black Sabbath
02 - The Wizard
03 - Wasp/Behind the Wall of Sleep/Bassicaly/N.I.B.
04 - Wicket World
05 - A Bit of Finger/Sleeping Village/Warning
06 - Evil Woman (Bonus Track)
mas talvez a obra prima deles seja mesmo o imortal PARANOID, lançado logo depois

Black Sabbath - Paranoid (1970)

Mais uma vez a capa é sinishtra, e centro a música pega os elementos do primeiro disco e vai além. o que é esse lado A, que abre com WAR PIGS, segue com Paranoid, Planet Caravan e Iron Man?! Só se pode imaginar o impacto que esse som teve na época. E fecha ainda com Fairies Wear Boots!

01 - War Pigs
02 - Paranoid
03 - Planet Caravan
04 - Iron Man
05 - Electric Funeral
06 - Hand of Doom
07 - Rat Salad
08 - Jack the Stripper/Fairies Weat Boots

já em 71, saiu o terceiro, também um petardo:

Black Sabbath - Master of Reality (1971)

Esse abre com a ODE à cannabis sativa Sweet Leaf. Mas na época, cheios da grana que ganharam com Paranoid, eles estavam usando tóxicos mais pesados, inclusive cocaína. Além dessa e de Children of the Grave, o disco tinha algumas músicas mais acústicas, mas ainda assim era demais para as sensibilidades musicais da época (e olha que em 1971 já existia Led Zeppelin, Deep Purple, Stooges, MC5 e outras bandas bem pesadas, mas o Black Sabbath estava além)

01 - Sweet Leaf
02 - After Forever
03 - Embryo
04 - Children of the Grave
05 - Orchid
06 - Lord of this World
07 - Solitude
08 - Into the Void

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mundo Livre S/A - Combat Samba - E Se a Gente Sequestrasse o Trem das Onze? (2008)





AVISO: POST PANFLETÁRIO

Em homenagem ao valoroso Estado do PERNAMBUCO que representou nessas eleições, e ao povo nordestino de todos os estados (inclusive os milhões que por acaso vivem em São Paulo), é apropriado que esta #musicmonday tenha os grande herois do rock pauduro que conversa com a riqueza imensurável da música regional pernambucana. O grupo de Fred 04 e seus asseclas, com a coletânea que mostra bem um panorama da um tanto errática mas sempre excelente carreira do MUNDO LIVRE S/A, representando direto de Manguetown, Hellcife. #orgulhodesernordestino Viva a integração cultural, viva a cultura livre, viva o mundo livre, abaixo os muros e grades do condomínio!

Mundo Livre S/A - Combat Samba - E Se a Gente Sequestrasse o Trem das Onze? (2008) 

01 - O Mistério do Samba
02 - Édipo, O Homem Que Virou Veículo
03 - Livre Iniciativa
04 - Muito Obrigado
05 - Seu Suor é o Melhor de Você
06 - A Expressão Exata
07 - Terra Escura
08 - Saldo de Aratú
09 - Meu Esquema
10 - Musa da Ilha Grande
11 - E a Vida Se Fez de Louca
12 - Super Homem Plus
13 - Carnaval Inesquecível Na Cidade Alta
14 - Estela (A Fumaça do Pagé Miti Subitxxy)

Ouveaê!