terça-feira, 29 de março de 2011

The Stone Roses - The Stone Roses (1989)


Voltando à fusão do indie rock com a eletrônica dançante que atingiu o ápice com o Screamadelica do Primal Scream em 1991, outro disco fundamental da tendência de juntar os roqueiros com os ravers na Inglaterra entre o final dos anos 80 e início dos 90 foi esse disco de estreia do grande Stone Roses. O grupo de Ian Brown, John Squire, Mani e Remi, oriundos da gloriosa MANCHESTER, inventou o que depois veio a se tornar o BRITPOP com os vocais preguiçosos, quase arrogantes, a guitarreira COOL e o ritmo hipnótico, influenciado pela dance music, do baixo de Mani e a guitarra de Remi.

Amigos de infância, Brown e Squire tiveram várias bandas quando moleques em Manchester, e formaram o Stone Roses em 1984. Nos próximos cinco anos eles labutaram no underground da cidade, e as influências roqueiras (Rolling Stones principalmente) do início foram se mesclando à influência da cena rave/acid house que florescia na Inglaterra na época, e às guitarras distorcidas de Jesus and Mary Chain e do Primal Scream do começo. O resultado foi o disco de estreia, uma obra-prima que começa com a climática 'I Wanna Be Adored', segue com a deliciosa 'She Bangs the Drums' e a não menos delícia 'Waterfall'. O resto segue a toada, com destaques para 'Made of Stone' e a catarse final com I am the Ressurrection'.

O disco foi devidamente incensado por público e crítica na Inglaterra e por descolados de todo o mundo, mas a consagração acabou sendo um tiro pela culatra para a banda, que acabou sendo um dos maiores exemplos da 'síndrome do segundo disco', junto com o My Bloody Valentine. Eles demoraram cinco anos para lançar o decepcionante 'Second Coming', em 1994, que tinha a ótima 'LoveSpreads' e só. Mani deixou a banda em 1995 e Squire no ano seguinte. Não houve um terceiro disco e a banda acabou oficialmente em 1996. A essa altura o britpop já havia explodido, com a guerra entre Oasis e Blur, que devem muito ao caminho aberto pelos Stone Roses.

The Stone Roses - The Stone Roses (1989)


01 - I Wanna Be Adored
02 - She Bangs the Drums
03 - Waterfall
04 - Don't Stop
05 - Bye Bye Badman
06 - Elizabeth My Dear
07 - (Song For) My Sugar Spun Sister
08 - Made of Stone
09 - Shoot You Down
10 - This is the One
11 - I am the Resurrection

Ouveaê!
(senha: hemissroad)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Les McCann & Eddie Harris - Swiss Movement - Live at Montraux Jazz Festival (1969)


Em 1969 o pianista Les McCann e seu trio se juntaram ao grande sax tenor de Eddie Harris para uma apresentação no festival de jazz de Montreaux, na Suíça. E a MÁGICA aconteceu. A primeira música, Compared to What, de Gene McDaniels, se tornou um clássico instantâneo e hino do movimento pelos direitos civis, contra a guerra do Vietnã e dos jovens negros americanos dos anos 60. O resto da apresentação segue na pegada do jazz funk delícia, alegria pura, com destaque para Cold Duck Time. Lançado pela gravadora Atlantic, Swiss Movement foi um sucesso, o maior da carreira de McCann, mas hoje em dia não é tão fácil de achar. Mas o compañero Danielito Grilli achou um link em excelente qualidade e eu jogo aqui pra alegria geral da nação. Antes, um aperitivo, o vídeo de Compared to What.




e o prato principal...

Les McCann & Eddie Harris - Swiss Movement - Live at Montraux Jazz Festival (1969)


01 - Compared to What
02 - Cold Duck Time
03 - Kathleen's Theme
04 - You Got It In Your Soulness
05 - The Generation Gap

Ouveaê!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Primal Scream - Screamadelica (1991)


Um dos discos que definiram a sonoridade da década de 90 está fazendo 20 anos com as devidas honrarias. Screamadelica, o álbum do Primal Scream que misturou indie rock, rock clássico a la Stones, eletrônica, grooves, gospel, dub e muita psicodelia e foi trilha sonora da geração Ecstasy, vai ganhar uma edição de luxo e será executado na íntegra ao vivo, um show com fortes chances de vir pro Brasil.

Mestre Camilo Rocha disseca o disco aqui. Não tenho mais muito a acrescentar, então ouveaê e boa viagem com Bobbie Gillespie e seus asseclas!

Primal Scream - Screamadelica (1991)


01 - Movin' on Up
02 - Slip Inside This House
03 - Don't Fight It, Feel It
04 - Higher Than The Sun
05 - Inner Flight
06 - Come Together
07 - Loaded
08 - Damaged
09 - I'm Coming Down
10 - Higher Than TheSun (A Dub Symphony in Two Parts)
11 - Shine Like Stars


Ouveaê!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Herbie Mann and The Tommy McCook Band (1974)

Belo CD de reggae instrumental, Tommy McCook no sax em parceria com Herbie Mann, o flautista que já tocou com meio mundo - de Tom Jobim a Chick Corea. Só instrumental, muito improviso, inclusive do resto da banda que tb é duca.

Os fritos tocam My Girl (aquela mesma, do The Temptations) versão reggae durante DEZOITO MINUTOS. Achei um pouco cansativa pq a linha do baixo é exatamente a mesma o tempo todo, mas fora essa as músicas são bem sussa, viagem da boa.

Ouveae! (gracias a trupe do youandmeonajamboree pelo link)