quinta-feira, 22 de março de 2012

Hoje é dia de Jorge, salve Jorge!

Hoje o senhor JORGE DUÍLIO LIMA MENESES completa 70 anos. Seu legado e influência para a música brasileira mereceria um livro, mas como aqui estamos na correria bora só jogar dois disquinhos supimpas do frito mor. Já colocamos aqui o lendário Tábua de Esmeralda, que continua sensacional, mas no momento o disco que eu mais gosto de ouvir dele é o Força Bruta.

Lançado em 1970, é delícia do começo ao fim. Acompanhado do Trio Mocotó, Jorge e seu violão executam algumas de suas mais belas canções, como "Oba, Lá Vem Ela", "Domenica Domingava...", "Charles Jr." e a indefectível "O Telefone Tocou Novamente". Segue a pepita em 320 kbps!

 Jorge Ben - Força Bruta (1970) 

01 - Oba, Lá Vem Ela
02 - Zé Canjica
03 - Domenica Domingava Num Domingo Linda
04 - Charles Jr.
05 - Pulo Pulo
06 - Apareceu Aparecida
07 - O Telefone Tocou Novamente
08 - Mulher Brasileira
09 - Terezinha
10 - Força Bruto

Ouveaê!

Mas talvez a maior obra prima de Jorge Ben foi quando em 1975 ele se juntou com outro cara fraquinho, Gilberto Gil, para  fazer um sonzito. O disco é cercado de lendas. A mais comum é que apenas deixaram os dois no estúdio, com seus violões e uma leve percussão, com uma garrafa de Jurubeba e otras cositas mais na mente, para uma Jam Session chapada, e saiu essa obra prima. Tem até histórias que o ERIC CLAPTON ia participar da gravação mas deu pra trás. De qualquer forma, o resultado foi uma das coisas mais belas já registradas em disco. Som transcedental, elevado, ritual, e ao mesmo tempo intimista, descompromissado. O negócio é ouvir e se deixar levar. E salve Jorge!


Jorge Ben e Gilberto Gil - Gil & Jorge - Ogum Xangô (1975)

01 - Meu Glorioso São Cristóvão (Ben)
02 - Nega (Gil)
03 - Jurubeba (Gil)
04 - Quem Mandou (Pé na Estrada) (Ben)
05 - Taj Mahal (Ben)
06 - Morre o Burro, Fica o Homem (Ben)
07 - Essa é pra Tocar no Rádio (Gil)
08 - Filhos de Ghandi (Gil)
09 - Sarro (Gil)

Ouveaê!