segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Um frito italiano: Rino Gaetano




Enquanto eu morei em Roma ouvi muito esse cara, sempre achei as musicas bem fritas. Rino Gaetano, o cara que cantava com a voz rouca de balada. Nascido na Calábria, uma das regiões mais pobres da Italia, mudou-se pra Roma aos 9 anos, onde morreu com 30 anos de um jeito que me deixou muito curioso por saber mais sobre seu trabalho: após bater sua Volvo contra um caminhão na Via Nomentana, Rino foi levado a 5 hospitais – todos o recusaram – e morreu na ambulância a caminho do 6°.

Na Itália é assim que morre um cara doidão, que fazia letras e arranjos debochando com as personalidades e políticos italianos na década de 70, ainda em tempos de chumbo.

Depois de ouvir a discografia completa do rapaz, com álbuns produzidos entre 74 e 90, escolhi a coletanea “Gianna e le altre”, de 1990 pra colocar aqui. Talvez não seja o melhor, eu mesmo prefiro “Nuntireggaepiù”, de 74, mas pra quem conhecer antes acho esse mais indicado por ter quase todas as baladas mais fodas.

 

Dentre as canções se destacam a belíssima “Gianna”, que o levou a cantar no festival de San Remo, onde levou o terceiro lugar. Imperdíveis também são a genial “Nuntireggae più”, “Ma il cielo è sempre più blu”, “Spendi Spandi Effendi”, "Ahi Maria", “E cantava le canzioni” e “E Berta filava”, esta ultima considerada pelo proprio Rino como “um rascunho de Gianna”, aquela que o levou a Sanremo.



Alias, pra quem quiser dar uma olhada na pegada do cara recomendo o videoclipe de “Nuntireggaepiù” pra sentir qualéqué.





Rino Gaetano – Gianna e le altre(1990)


1. Ma Il Cielo È Sempre Più Blu
2. Mio Fratello È Figlio Unico
3. Sfiorivano Le Viole

4. Berta Filava

5. Aida

6. Spendi Spandi Effendi

7. Escluso Il Cane

8. E Cantava Le Canzoni

9. Nuntereggae Più

10. Gianna

11. Resta Vile Maschio, Dove Vai?

12. Ahi Maria

13. Nel Letto Di Lucia

14. E Io Ci Sto

15. Solo Con Io

16. Le Beatitudini



“Buon ascolto” ou ouveae

2 comentários:

  1. Parece o Visconde de Sagugosa nesse clipe aí. Tô na metade do daulod, mano!

    ResponderExcluir
  2. feio demais, né!?
    ouveae e depois diz qualéqueé.

    ResponderExcluir