segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Quinto Andar - Piratão (2005)

O novo rap brasileiro teve sua consagração final na semana passada com Criolo e Emicida passando a rapa nos prêmios do VMB. Entre a geração dos Racionais MC's e essa galera cria da Rinha de MC's há um elo perdido: o Quinto Andar. Coletivo de MC's de várias cidades, formado nos fins do século 20 e possibilitado pela então relativamente novidade INTERNET, amigos unidos pelo interesse no Rap que compartilhavam suas mixtapes caseiras, o Quinto Andar acabou em 2005, cada um indo prum lado, mas deixaram de legado esse discaço chamado Piratão. A formação mutante do Quinto Andar tinha, entre outros, Marechal, Shawlin, De Leve, Kamau, Castro, Lumbriga, Gato Congelado, King e Primo. Alguns foram pra frente, os paulistanos Marechal e Kamau se integraram à turma da Rinha, e o talentoso e bem-humorado De Leve seguiu bem sucedida carreira solo.

E taí o que torna o Quinto Andar um elo perdido e caso único no rap nacional. O BOM HUMOR. Desculpaí galera deslumbrada pelo Criolo e Emicida, eles mandam bem e tal, os discos são muito bem produzidos e uma bem-vinda mudança nos rumos do rap e tal, mas falta bom humor e sobra "se levar a sério demais" nas rimas dos caras. Já nesse Piratão não falta crítica social, seriedade, mas rola uma zoeira que dá toda a graça, em faixas como a impagável faixa-título Melô do Piratãocom o toque BATIDÃO e participação do LOBÃO, que lançou o disco pela sua revista OutraCoisa, e também em Melô do Vacilão, Rap do Calote e a hilárioa Cara de Cavalo Encontra de Leve. A seriedade aparece em Vive pra Servir, Serve pra Viver, Esse Planeta e a mescla de boas bases, rimas espertas, samples comédia, crítica e bom humor dá o tom das 18 faixas desse grande elo perdido do rap brasileiro.
Se liga ae no clipe de "Melô do Piratão".


e vai o disco completo

Quinto Andar - Piratão (2005)

01 - Oqueéoquintoandar
02 - Rap do calote
03 - Funk da Secretária
04 - Melô da Propaganda
05 - Pra falar de amor
06 - Cara de Cavalo encontra De Leve
07 - Montagem da Bandeira
08 - Esse Planeta (Velhos Bons Tempos)
09 - Vive pra servir, serve pra viver...
10 - Melô do Piratão
11 - Ritmo do nosso País
12 - Madruga
13 - A 1 Passo do Paraíso
14 - Muita Falta de Anti-profissionalismo Dub
15 - $$$
16 - Melô dos Vacilão
17 - Contratempo
18 - Meu Amor Não me Abandone

Ouveaê!

3 comentários:

  1. men curto muito esse som, é critico alegre e engraçado com tom tipico da periferia nun bom tom e suinge, feliz natal para vcs, paz e luz.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Faltou o nome do Tapechu na descrição que hoje atua em carreira solo com o vulgo "Pai Lua".
    Saca só http://www.youtube.com/watch?v=EHeoAHwckug

    ResponderExcluir