segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Beck - Odelay (1996)


O resgate dos sons que definiram a gloriosa década de 90 continua por aqui. E este segundo disco do grande BECK, lançado em 1996, é um dos mais emblemáticos da década. E não só porque eu comprei ele quando tinha meus 15 anos, importado, na London Calling, durante um passeio pelo centro numa tarde nublada, por algo em torno de R$ 23, e o ouvi obsessivamente naquela época, junto com outros marcos como o OK Computer e o Mellon Collie.

Beck, filho de um arranjador/maestro erudito e de uma habitué do mítico estúdio Factory, de Andy Warhol, cresceu envolto em arte e bons sons. Largou a escola e foi hardeirar pelas ruas de Los Angelas com sua viola, influenciado pelo chamado anti-folk da época. Estourou com o HINO DE UMA GERAÇÃO 'Loser', em 1994. No ano seguinte se trancou no estúdio com os produtores Dust Brothers (de Paul's Boutique' dos Beastie Boys) e emergiu com esta pequena obra prima.

Bem no cilma 'pós-tudo'de referências que já havia em Paul's Boutique e no contemporâneo Endtroducing, do DJ Shadow, Odelay mescla neo-folk, indie noise, hip hop e pitadas de bossa nova.  Apesar desta aparente esquizofrenia sonora, o resultado é coeso, com um estilo bem definido. Uma impressionante colagem de samples é unida com a cola dos vários instrumentos que Beck toca.

Abre com a sensacional e groovy 'Devil's Haircut', sampleando James Brown. 'The New Pollution', com uma levada surrupiada de 'Taxman', dos Beatles e o funky-hop 'Where's At' são os outros hits, mas o disco é todo bom. (E a capa é bem loca) E ouvindo agora em 2011 soa tão bem quanto em 1996, quando eu era bem mais jovem e impressionável.

Beck - Odelay (1996)

01 - Devil's Haircut
02 - Hotwax
03 - Lord Only Knows
04 - The New Pollution
05 - Derelict
06 - Novocane
07 - Jack-Ass
08 - Where It's At
09 - Minus
10 - Sissyneck
11 - Readymade
12 - High 5 (Rock the Catskills)
13 - Ramshackle

Ouveaê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário